Audi S3 2002: Mais veloz e furioso!

Texto: Ademir Pernias Fotos: Wellington Silva/Bolawb

Esportivo alemão ganha upgrade no motor e chega aos 290 cv. Som original Bose também recebe um grau para melhorar graves agudos

Figurinha difícil nas ruas brasileiras, o Audi S3, evolução esportiva do hatchback A3 da marca alemã, atraiu o empresário carioca Luiz Carlos Nunes Junior, de 32 anos, exatamente pela raridade.

“Saíram poucas unidades desse modelo, é bastante difícil de ver”, conta Junior. Bem conservado, apesar da vocação esportiva, o hatch mantém em forma a cor amarela e a demais características visuais originais.

A única alteração foi a substituição dos pneus por calçados de pegada esportiva. As rodas agora são cobertas por modelos Toyo R888, de alta performance.

Apesar de o empresário, que comanda um centro de manutenção automotiva no Rio de Janeiro, afirmar que utiliza o S3 com moderação, e apenas nos finais de semana, não são apenas os pneus hi performance que denunciam o espírito de piloto de Junior.

A cavalaria original do Turbo 4×4, de 225 cavalos, não foi suficiente para ele. Uma preparação leve, com remapeamento do chip de potência, descarga e intake, elevou a potência para 290 cv, segundo Junior, aferidos no dinamômetro de sua própria oficina.

Sai a disqueteira, entra a central

Saído da linha de montagem da Audi na Alemanha no início do século, há exatos 14 anos, o S3 de Junior não carrega as últimas tecnologias do infotainment, ainda indisponíveis à época.

Então, ao adquirir o veículo, totalmente original, o empresário achou por bem consultar um especialista para fazer uma atualização do sistema de áudio.

O expert escolhido foi Cézar Rezende, dono da BRSSound, loja localizada na zona norte do Rio de Janeiro, que já fizera outros trabalhos para Junior.

O upgrade teve início com a substituição de uma anacrônica disqueteira de seis CD’s, xodó dos modelos alemães na década passada, por uma moderna e completa central multimídia original da montadora, com funções como GPS, TV e câmera de ré, além de Bluetooth.

O sistema de áudio original, embora de boa qualidade, da conceituada marca Bose, apresentava deficiências tanto na reprodução de subgraves, apesar da presença de um subwoofer, quando nos agudos, graças ao posicionamento dos tweeters, nos espaços originais.

“Como a ideia do cliente era manter ao máximo a originalidade do carro e inclusive possibilitar a reversão da instalação, em caso de venda do veículo, decidimos manter alguns componentes do sistema de fábrica, como os mid bass e amplificador Bose, e “atacar” o que ele considerava fraco”, explica Cézar.

Para melhorar a qualidade das frequências altas, Cézar desligou os tweeters do kit Bose e botou para funcionar um par de tweeters da Ground Zero.

Os pequenos falantes foram acomodados sobre o painel, com fita dupla face. “Nem coluna ele permitiu que fizéssemos”, conta Cézar. O amplificador original permanece tocando os mid bass e os novos tweeters.

Para atacar a deficiência nos graves, Cézar instalou no porta-malas do esportivo uma caixa dutada com 60 litros, na qual trabalha um subwoofer Audiophonic de 12” com bobina dupla de 400 W RMS.

A peça foi revestida externamente de curvin preto. No assoalho, uma peça de madeira abriga um amplificador Alpine MRV de 1.000 W RMS e um canal, para o qual foi feita uma moldura em curvin amarelo, da mesma tonalidade da carroceria do carro.

O acesso ao estepe acontece normalmente. O acabamento do compartimento foi feito em carpete, semelhante ao utilizado pela montadora. A fiação é da marca Shok Industries.

Um porta-fusíveis instalado no cofre do motor, junto à bateria, garante a integridade elétrica do sistema. O porta-malas abriga ainda um megacapacitor Technoise, para suprir os picos de consumo de energia.

Como resultado do upgrade, segundo Cézar, seu cliente obteve agudos melhores, graves mais envolventes e ainda preservou a originalidade do automóvel. O cliente aprovou.

“Sou um pouco ‘chato’ e gosto como o Cézar trabalha, ele explica o que vai fazer, é muito dedicado e carinhoso com os clientes”, conta. Serviço aprovado!

Quem fez:

BRSSound

Tel. (21) 3251-3255/facebook.com/brssoundrj

Ficha técnica

Audi S3 2002

SOM

Central multimídia Audi

Mid bass Bose (originais)

Tweeters Ground Zero

Amplificador Bose (original)

Subwoofer Audiophonic de 12”

Amplificador Alpine mono MRV

Mega capacitor Technoise

Fiação Shok Industries

*Matéria publicada na edição #206 da revista Car Stereo.

DEIXE UMA RESPOSTA