VW Saveiro – Da cor da paixão!

Texto: Felipe Cassiaro Fotos: Ricardo Kruppa

Quando um simples hobby se torna um meio de concretizar sonhos, ele não é apenas mais um passatempo, mas um amor verdadeiro!

Nunca desista daquele projeto longo, custoso e difícil para o carro que está na sua garagem. Com a persistência, sonhos podem virar realidade.

Sonhos como troféus de campeonatos de tuning e som e, também, desejos como ilustrar uma matéria na sua revista favorita do assunto.

“Meu objetivo era sair em uma revista e hoje estou concretizando esta meta”, comenta o empresário Yuji Kaji, de 49 anos.

Nem tudo foi fácil até então. Para conseguir as melhores referências, não basta paixão pelo tema, é preciso pesquisar o que está em voga no cenário internacional do tuning, escolhendo os melhores modelos e, finalmente,  decidindo quais modificações adotar. “Sempre fui apaixonado por carro”, confessa o empresário.

“Procuro me inspirar nos carros de fora, este foi assim, inspirado em modelos norte-americanos. Comecei a customizar a Saveiro, que estava toda original, e fui aos poucos tomando gosto pela personalização”.

A primeira impressão é causada, sem dúvidas, pela pintura em candy red completamente personalizada e pelas rodas HPD 20″, envoltas em pneus Toyo 235x35x20″.

Encaixar as redondas exigiu boa quantidade de alargamento das estruturas do para-lama e do para-choque, dispensando uso de fibra. O dragão pintado no capô completa a arte em conjunto com o look brilhante do exterior.

Os faróis também estão mais fortes, agora com xénon instalado. Não se engane com os retrovisores. Eles podem estar ali, mas nenhum espelho é utilizado. A visão é proporcionada por um sistema de câmeras que projetam a imagem em telas de 7 polegadas.

Para seguir à risca o manual do bom tuning, era necessário também realizar upgrades ao motor.

A picape recebeu kit turbo com 0.8bar de pressão e intercooler, ganhando preciosos cavalos em potência.

Ainda sob o capô, peças foram cromadas, como injeção, tampa de válvula e cascata do alternador, além dos cabos de velas. Tudo para um visual impactante, como nos filmes!

Acabamento de primeira

O interior da Saveiro consegue se manter macio e equilibrado, mesmo com a alta quantidade de instrumentos aplicada ao painel. Até mesmo o som fica discretamente alocado.

O dono optou por volante, manoplas e pedais Shutt e por bancos San Marino com pintura customizada.

Os manômetros Castor medem parâmetros da suspensão, pressão de bomba de combustível, óleo do motor, entre outras funções, que incluem até mesmo shift light.

O som da cabine tem módulo Taramp’s TS800RMS atrás do banco, juntamente a um subwoofer JBL de 12″.

Por trás do outro banco dianteiro, está o crossover Stetsom STX84, na mesma caixa. Nas portas, há kits duas vias JBL coaxial e outro kit duas vias Bravox funcionando em conjunto.

Os suportes foram feitos em fibra e pintados em acordo com as últimas tendências observadas por Yuji.

No comando, há um Pioneer AVH1480 2DIN. O sistema emprega cabos Taramp’s e voltímetro digital Stetsom.

A diversão continua na caçamba, que conta com um conjunto à parte em audio. São quatro subwoofers Eros de 12″ em uma grande caixa selada, que ocupa todo o espaço disponível!

Os graves, portanto, dispensam comentários. Estão, no solo, dois amplificadores Banda Voxer Expert, de 1200Watts cada.

Pouco acima estão os dois drivers de titânio Eros ETD 7200 e, encerrando o show, a tela LG de 17″.

O hobby bem-sucedido rendeu boas participações em eventos, tanto em som quanto em tuning.

“O propósito sempre foi fazer algo bem diferente”, conta Yuji. “Embora hoje, seja apenas lazer, tiro de vez em quando da garagem para dar uma voltinha”. Sobre o retorno às páginas de Car Stereo, que não acontecia há anos, Yuji é só alegria. “Posso afirmar que meu sonho está sendo realizado!”

Quem fez:

Krocokar.  Tel. (11) 2977-9987/www.krocokar.com.br

Saveiro 2005

Som (Cabine)

Pioneer AVH14802DIN

Amplificador Taramp’s TS800RMS

Subwoofer JBL 12” 350RMS

Crossover Stetsom STX84

Voltímetro digital Stetsom

Coaxial JBL 6” 125RMS

Kit 2 vias Bravox 6”

Cabos Taramp’s

Som (Caçamba)

4 subs Eros 12” 600RMS

2 Banda 1200watts Voxer Expert

2 drivers titânio Eros ETD 7200

Tela LG 17”

Interior

Volante, manoplas e pedais Shutt

Bancos San Marino

3 relógios de suspensão a ar Castor

Hall meter

Manômetros da bomba do combustível, pressão do óleo do motor voltímetro

Monster Shift Light

Exterior

Pintura candy personalizada

Rodas HPD 20”

Pneus Toyo 235x35x20”

Faróis xénon

Capota da caçamba em fibra

Pintura personalizada do capô

Sistema de câmeras retrovisoras com telas de 7”

Peças do motor cromadas e pintadas

Tuning/Performance

Kit turbo 0.8 bar

Intercooler

Suspensão a ar

*Matéria publicada na edição #173 da revista Car Stereo