Dodge Dart insano: O Tuning não morreu

Customização de Dodge Dart faz referência aos bons e velhos dias do tuning, quando o estilo “Velozes e Furiosos” era quase que uma religião

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Que me perdoem os mais projetos mais discretos, mas como é bom olhar para um carro customizado como o Dodge Dart 2013 que ilustra esta reportagem. Nostalgia é pouco para descrever a sensação de estar olhando para um carro que poderia muito bem, ter sido customizado exatamente do mesmo jeito lá atrás, em 2001 ou 2002.

O tuning, obviamente, não morreu. É verdade que transformou-se e muito. E é por causa desta drástica mudança que sofreu ao longo dos últimos anos que, em 2015, olhar para um carro que poderia ser apenas mais um em 2001, é de emocionar.

Para apimentar ainda mais o enredo desta história, cabe salientar que a pessoa responsável por esta obra de arte é uma mulher, trata-se da norte-americana Nicole Viscovich, de Concord, Califórnia.

Nicole preparou seu possante Dodge Dart para exibi-lo durante o SEMA Show, em Las Vegas. Posicionado na área externa do Las Vegas Convention Center, o bólido chamou muita atenção, especialmente em função de seu look, que aposta no infalível estilo saia e blusa.

Sem tinta!

Um dos principais destaques do projeto é essa pintura bicolor no estilo saia e blusa, não é mesmo? Errado! Isso porque a carroceria não recebeu uma gota de tinta sequer. O que vemos é um belíssimo serviço de adesivagem, assinado pela Oracal.

A parte externa exibe também rebaixamento por intermédio de um kit de suspensão fixa. Essa modificação serviu para destacar ainda mais as rodas Vredestein, de 18”. Elas rodam envoltas por pneus de medidas 235x30x18.

Receita light

O Dodge Dart de Nicole permanece com sua motorização original, de 1.4L. Para dar um leve upgrade no conjunto, foi substituído o sistema de escape original por um com 3” e o filtro de ar foi substituído por um modelo esportivo da K&N. O câmbio permanece exatamente como estabelecido pela fábrica: manual de seis velocidades.

Estiloso

A essência da customização externa é mantida no interior do veículo onde, entre acessórios originais, destacam-se o novo estofamento, em couro bicolor, nos bancos e laterais de porta, e a iluminação por meio do uso de leds, um serviço realizado pela Deevo.

Entretanto, é mesmo o sistema de som quem dá as cartas lá dentro. Central multimídia U-Connect, com monitor de 8,4” é quem comanda a festa. A reprodução é feita, no interior e no tampão traseiro por kits de alto-falantes da Kicker.

No bagageiro foram posicionados par de subwoofers DC Audio, de 12”, montados em caixas dutadas e uma dupla de amplificadores também da DC Audio.

Fica a nossa torcida para que este projeto influencie muitos tuneiros aqui no Brasil, para que possamos voltar a ver com mais frequência projetos deste quilate. Exatamente como aconteceu cerca de 14 anos atrás…

Ficha técnica Dodge Dart 2013

Acessórios

Adesivo Oracal

Rodas Vredestein 18”

Parte interna

Revestimento em couro bicolor

Iluminação Deevo

Mecânica

Rebaixamento por suspensão fixa

Filtro esportivo K&N

Escapamento de 3”

Som e multimídia

Central U-Connect

Kit duas vias Kicker

Subwoofers DC 12”

Amplificadores DC