Existe remédio para o congestionamento de veículos e o nome dele é TECNOLOGIA. Confira estas ideias…

An overhead view of two demonstrations conducted by Ford Motor Company and Vanderbilt University traffic researchers. In the top frame, 36 vehicles are spread evenly across three lanes and driving at 60 miles per hour before the lead vehicles brake to 40 miles an hour, causing a traffic backup. In the lower frame, a similar scenario, but all vehicles are using Ford’s adaptive cruise control technology, which can automatically slow down and speed to keep pace with the car in front without getting fatigued or distracted. This scenario resulted in improved traffic flow.

A Ford realizou um estudo em parceria com a Universidade  de pesquisa do Tennessee, EUA, para comprovar se o uso do piloto automático adaptativo pode realmente contribuir para reduzir os chamados “congestionamentos fantasma”, reação em cadeia que interrompe o fluxo do trânsito quando um motorista freia sem motivo.

Esse tipo de engarrafamento é facilmente causado por fatores humanos ­– como, por exemplo, quando um motorista entra no fluxo sem sinalizar, dirige de forma distraída, tem tempos de reação desconexos ou freia sem necessidade.

O estudo, feito em uma pista de testes fechada da Ford, contou com 36 motoristas que simularam o fluxo normal de tráfego de uma estrada em carros equipados com piloto automático adaptativo. Depois, eles repetiram o mesmo trajeto sem usar a tecnologia, acelerando e freando manualmente os veículos.

A conclusão foi que, quando os veículos são equipados com piloto automático adaptativo, o impacto de uma frenagem sobre o fluxo do trânsito é muito menor. E a fluidez é beneficiada mesmo quando apenas um em cada três veículos usa essa tecnologia.

Também conhecido como ACC (do inglês Adaptive Cruise Control), o piloto automático adaptativo é a base dos sistemas de direção autônoma. Por meio de sensores, ele acelera ou freia automaticamente o veículo para manter a velocidade selecionada de acordo com o fluxo do trânsito, sem a necessidade de intervenção do motorista.

A Ford tem aprimorado continuamente essa tecnologia e recentemente introduziu o recurso “stop and go”, que permite ao carro retomar a viagem após ficar até 3 segundos parado. Nos sistemas anteriores, quando o carro para o piloto automático é desligado e precisa ser reativado para voltar a operar. Essa inovação já está disponível no Brasil nos modelos Fusion e Edge.

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