Sebrae lista uma série de métodos de publicidade e propaganda de baixo custo. Confira quais se adéquam mais à realidade de sua empresa

Texto: Sebrae
Imagens: Divulgação

Redes sociais, SMS e blogs podem divulgar produto ou marca de forma econômica e com excelentes resultados. Os meios de comunicação tradicionais como televisão, rádio e impresso continuam sendo os veículos mais comuns de divulgação de certos produtos, assim como outdoors. No entanto, a publicidade alternativa ganhou força em vários se tores do mercado e conseguiu chamar a atenção do consumidor.

Considerado de baixo custo, esse tipo de publicidade tem caráter comercial e busca promover a marca por meio de redes sociais, mensagens de texto SMS, blogs, anúncios em sacos de pão e painéis digitais, por exemplo, que são formas as quais exigem criatividade e inovação para dirigir-se ao público consumidor. Confira a seguir mais informações e dicas de como você pode aproveitar a publicidade alternativa da melhor maneira.

Carstereo_profissional-165_web-40

Vantagens

Para pequenas empresas, a publicidade alternativa é excelente opção, considerando que é um fator de inovação econômico e criativo. Algumas de suas principais vantagens são:

  • Economia financeira;
  • Interatividade com o consumidor;
  • Forma diferenciada de chamar a atenção do público;
  • Rapidez e versatilidade da divulgação da marca;
  • Impacto imediato;
  • Alcança grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Ao utilizar mídias alternativas, as empresas aumentam o seu diferencial competitivo e exploram o universo de possibilidades que oferecem ferramentas avançadas para quem quer destacar-se no mercado. Conheça as formas de publicidade alternativa mais comuns e veja dicas importantes para o seu negócio:

Mídias digitais: todo empreendedor deve reconhecer o potencial que a internet possui para o sucesso de seu empreendimento, utilizando-a a seu favor. Redes sociais como o Facebook apresentam várias possibilidades de postagens, comentários e curtidas de determinada notícia do produto. Para evitar problemas de relacionamento com o cliente ou de ordem judicial, é fundamental que um profissional da área de comunicação faça o monitoramento e a atualização constante dos conteúdos que circulam nas redes sociais.

Blog: considerado um meio dinâmico para interagir com o público, esse é um excelente veículo para ampliar a visibilidade dos produtos, pois funciona como vitrine de diversidade de produtos e serviços, desde beleza e saúde até informações culturais. Uma boa opção é firmar parcerias com blogueiros para que eles promovam o produto.

Mobile marketing: mensagens de texto SMS e WhatsApp, por exemplo, são excelentes veículos para divulgação de informações sobre o produto, pois fazem marketing de forma barata, interativa e instantânea.

Projetores móveis: muito comuns no processo de divulgação da empresa ou de produto específico, eles fazem a propaganda em fachadas de prédios, permitindo fácil visualização de públicos variados de maneira criativa.

Painel digital: ao chamar a atenção do consumidor, o painel digital oferece a facilidade da veiculação da propaganda por meio de outdoors digitais. É ótima oportunidade para utilizar a tecnologia em benefício do empreendimento.

Espelhos mágicos: por funcionarem como sensores, eles podem ser instalados em qualquer espaço de Shoppings. Quando o consumidor aproxima-se do sensor, uma propaganda é apresentada de forma muito rápida.