NOVAS TECNOLOGIAS SÃO DESTAQUE NO SETOR DE CARROS NA CES 2019

Foto: (Shutterstock.com)

Na última semana, aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Consumer Eletronics Show (CES 2019), feira que se destacou como a maior feira de tecnologia do mundo. E um dos segmentos que mais se destacou no evento, foi o de automóveis.

Marcas como Audi, BMW, Honda, Hyundai entre outras, ganharam uma atenção especial ao falar de inovação, mobilidade e até novas tecnologias avançadas, como, por exemplo, um sistema criado pela Ford que permite evitar acidentes em cruzamentos e protege pedestres por meio de smartphones conectados ao veículo.

No Brasil, o segmento também tem se destacado por meio de startups do setor, conhecidas como Autotechs. Uma solução que cresceu no último ano – e que já faz sucesso lá fora – são os marketplaces de compra e venda de carros usados.

Esse modelo de negócio oferece segurança, agilidade na hora de fechar uma compra e preços mais acessíveis – já que a maioria das empresas possuem uma equipe enxuta, onde o vendedor leva o carro até o consumidor, não precisando de uma estrutura maior como as lojas físicas.

Um exemplo do segmento, é a Carflix – compradores a vendedores de carros seminovos selecionados por meio de uma plataforma online.  A empresa cresceu mais de 600% em 2018 e seu site funciona como um shopping virtual – realizando a intermediação entre pessoas físicas. “Hoje em dia as pessoas usam a internet para quase tudo. Pesquisar informações de um produto, comparar preços e até contratar um serviço. O objetivo da Carflix é mudar o modelo de negócio tradicional dominante no Brasil, oferecendo ao consumidor alternativas seguras por meio da tecnologia”, explica Fábio Pinto, CEO da Carflix.

Para os compradores, o serviço funciona da seguinte forma: ao se interessar por um carro o comprador pode tirar todas suas dúvidas por meio de canais de comunicação no site. Permanecendo o interesse, o próximo passo é ver o carro pessoalmente. Para isso é agendado um horário junto com a Carflix, que disponibiliza um local no qual o comprador pode ver o carro com toda a tranquilidade. Toda a negociação de valores é feita diretamente com os especialistas da plataforma.

Se o comprador fechar o negócio, é assinado um contrato de compra e venda entre as partes e a Carflix. Com esse contrato, todos têm a segurança jurídica de que a venda existe e, assim, o comprador pode fazer o depósito do valor em uma conta custódia da empresa. Quando o depósito for efetivado, a empresa avisará o vendedor para que preencha e assine o Documento Único de Transferência (DUT).

Já em relação aos vendedores, basta o interessado acessar o site da Carflix e informar alguns dados do veículo, como modelo, ano de fabricação e placa, e agendar uma inspeção detalhada do automóvel. Nela são verificados mais de 130 itens antes de ser anunciado para venda – entre mecânica, elétrica, funilaria, suspensão, interior, funcionamento geral, entre outros. Além disso, é feita uma extensa verificação da documentação do carro, minimizando as chances de haver alguma restrição no veículo.

Caso o veículo passe na inspeção, é definido um valor para ele. O preço de venda é decidido pelo vendedor em conjunto com a plataforma, que possui um banco de dados com informações de institutos de renome, bem como médias do mercado em geral. Ao aceitar o valor proposto pela empresa, o carro é publicado no site e nas mídias sociais da startup e em até 48h está pronto para receber propostas.

“Acreditamos que as duas partes ganham com esse modelo. Para o comprador, a Carflix preza pela comodidade e segurança e por isso oferecemos um ano de garantia completa. Além disso, ao invés de ocupar o tempo do cliente com o deslocamento, nós vamos onde o consumidor estiver. Já para quem vende, a Carflix cobra apenas uma taxa de 5,9%, bem abaixo do que a média cobrada pelas concessionárias – cerca de 15%. Um bom negócio para os dois lados”, finaliza Fábio.

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