Por que algumas cores de carros são mais caras do que outras?

Texto: Gear SEO Foto: Divulgação

Se você é daquelas pessoas que antes de comprar carros só analisam a marca, o modelo e a estética, saiba que existe mais um item fundamental para analisar antes de tomar a decisão: a cor do veículo

Isso mesmo, ainda que possa parecer estranho, as cores dos carros podem influenciar no preço final. Se o futuro proprietário não tiver a intenção de passar muito tempo com o veículo e pretende revendê-lo brevemente, deve analisar mais ainda a questão da cor. Na revenda é que este detalhe faz ainda mais diferença.

Por que as cores influenciam nos valores dos carros?

Na prática, não existe uma razão definida ou mesmo lógica que responda esta pergunta. Conclui-se que as cores influenciam nos valores dos carros a partir de pesquisas de mercado realizadas por diversas empresas sérias ao redor do mundo.

Essas pesquisas também ajudam no planejamento das montadoras de veículos: as cores que mais são vendidas, serão as mais fabricadas. O que acaba transformando tudo num grande “efeito borboleta”: se determinadas cores estão em maiores quantidades no mercado, consequentemente, venderão mais. No final, o que determina os números é a oferta e demanda.

As cores de carros mais vendidas no Brasil

Para entender melhor essa questão, apresentaremos uma lista com as cores de carros mais vendidas dentro do nosso país, acompanhe:

1°- Cor Prata

Não chega a ser nenhuma surpresa. Apesar de algumas pessoas acreditarem que a cor preta é a mais vendida, muitos proprietárias preterem um veículo mais escuro com a justificativa de que “sujam muito”.

As vantagens da cor prata é que remete a tecnologia, além de disfarçar melhor alguns defeitos como riscos na hora da negociação de revenda. A grande desvantagem é que a cor prata possui um pigmento que alavanca o preço final do carro.

2°- Cor Preta

Como já era esperado, a cor preta é a segunda mais vendida não apenas no Brasil, como também no mundo. No mercado de automóveis, a cor escura remete a elegância.

Uma das maiores vantagens da cor preta é a sua saída fácil para a primeira venda. As desvantagens é que o carro preto absorve mais calor, o risco de acidentes noturnos é maior, pois dificulta a sua visibilidade pelo veículo que vem atrás, além da já mencionada facilidade em mostrar sujeira e riscos na tintura.

3°- Cor Cinza

Algumas pessoas confundem, mas a cor prata e a cinza não são as mesmas. Essa lista corrobora com esta diferença. O prata é o mais vendido no Brasil e o cinza só o terceiro. A diferença crucial entre os dois é que o carro prata é mais reluzente, chamativo.

Por isso, muitos donos preferem o cinza justamente por ser uma cor discreta, tendo isso como um dos seus principais benefícios.

A desvantagem é que, assim como os carros pretos, os riscos são bastantes aparentes na pintura.

4° – Cor Branca

Para quem acreditava que o branco era o segundo ou terceiro mais vendido do Brasil, essa colocação deve ser uma surpresa. Um dos principais argumentos para os compradores preferirem a cor branca, é a sensação de maior espaço interno. Além disso, veículos brancos costumam ser mais baratos.

As desvantagens também são os riscos aparentes na pintura e a sua semelhança com os táxis nas cidades onde os veículos de passageiros são dessa cor.

5° – Cor Vermelho

Uma cor chamativa, que no mundo automotivo remete a adrenalina. Pessoas que praticam esporte geralmente se apetecem por veículos assim.

A grande vantagem do carro vermelho é o seu preço mais acessível em referência ao mesmo modelo em outras cores; e a grande desvantagem é que chama muito atenção, o que dificulta a revenda para pessoas mais discretas e formais.

Portanto, antes de comprar carros é bom analisar também a cor do futuro veículo. Se você tiver dúvida em relação a cor que escolher, se baseie na lei de oferta e procura – é por este mesmo conceito que as

empresas averiguam quais cores saem mais e quais saem menos.

Por fim, antes de comprar ou revender o seu carro, é interessante utilizar ferramentas online como o instacarro para avaliar o preço do veículo que deseja. Essas ferramentas são simples, seguras e mostram o resultado rapidamente.