Rolls-Royce apresenta séries limitadas ‘Black Badge’ no 86º Salão Internacional de Genebra

Texto: Redação
Imagens: Divulgação

No dia de atividades dedicadas à imprensa no 86º Salão Internacional de Genebra, na Suíça – que abriu suas portas ao público nesta quinta-feira (3-, a Rolls-Royce Motor Cars apresentou uma série exclusiva e limitada de personalização dos modelos Ghost e Wraith. Batizada de ‘Black Badge’, esta série foi desenvolvida para os mais misteriosos, enérgicos, confiantes e exigentes clientes da marca britânica.

rollsroyce (1)

“A Rolls-Royce Motor Cars apresenta uma série Bespoke (como se chama o programa de personalização da marca) dedicada a um grupo de jovens decididos, bem-sucedidos, que desejam fazer uma declaração ousada sobre suas personalidades”, destacou Torsten Müller-Ötvös, CEO da companhia. “Em uma colaboração sem precedentes entre público e marca, a Rolls-Royce criou o ‘Black Badge’, o máximo em estilo de luxo puro e engenharia moderna. Tanto pelo ponto de vista técnico, como estético, a série Black Badge é o alter ego dos Rolls-Royce Ghost e Wraith. É mais misterioso, enérgico, confiante e poderoso. Além de mais exigente. Criamos uma presença ainda mais poderosa no cenário de superluxo. Um momento realmente transformador para nossa marca”, finalizou.

Giles Taylor, Diretor de Design na Rolls-Royce Motor Cars, também comentou a criação. “Ao criar o Black Badge, estamos satisfazendo diferentes exigências de um novo público consumidor da Rolls-Royce. Eles não pedem apenas um carro que reflita seu estilo pessoal. Eles querem um autêntico Rolls-Royce do ponto de vista da engenharia por trás da história. Assim, o Espírito Black Badge se manifesta através de elementos que, juntos, transmitem a sofisticação e o luxo em um tom ‘dark’. Novos materiais e tonalidades foram combinados para atender as expectativas”.

rollsroyce (2)

A partir deste manifesto, designers, engenheiros e artesãos da Rolls-Royce Motor Cars se puseram a trabalhar na transformação dos modelos Ghost e Wraith em seus respectivos alter egos. Como resultado: dois carros que apresentam detalhes em comum, apesar dos visuais bastante distintos. Mas que por baixo da carroceria levam duas espécies de “bestas da noite”.

Até mesmo as características icônicas dos Rolls-Royce, a estatueta Spirit of Ecstasy que vai à frente do capô do motor e o logotipo ‘doube-R’ foram customizados de acordo com a essência Black Badge. A dama ’Spirit of Ecstasy’ manteve seu design e postura, mas se tornou uma “vampira” em seu alter ego obscuro. O logo ‘double-R’, tipicamente prateado com duas letras R na cor preta, também ganhou tonalidades escuras.

A potência desta série Black Badge também é expressada pelas rodas fabricadas em um composto de liga leve e fibra de carbono. Desenvolvidas ao longo de quatro anos, as novas rodas se destacam pelas 22 camadas de fibra de carbono divididas em três eixos e dobradas nas bordas posteriores. O cubo de roda em alumínio é ligado à estrutura das rodas por fixadores de titânio originários da indústria aeroespacial.

rollsroyce (3)

Com esta série, a Rolls-Royce também dá à cor negra, um novo tom de intensidade. As várias camadas de pintura e laca que dão vida à cor Preto Black Badge são polidas à mão repetidas vezes para chegar a uma cor profunda e intensa jamais vista em um carro de produção em série. No entanto, como o programa de personalização Bespoke não prevê limites para os desejos de customização dos clientes, é possível escolher outras cores tanto para o exterior, quanto para o couro que reveste o interior dos Black Badge.

Dentro da cabine, destaque para o uso de materiais aeroespaciais, como alumínio, e fibra de carbono nas superfícies. Para chegar ao resultado apresentado em Genebra, fios de alumínio usados em aeronaves são meticulosamente entrelaçados antes de serem ligados à fibra de carbono. Em seguida, o material recebe seis camadas de verniz e fica ‘descansando’ por 72 horas antes de ser polido à mão para chegar ao acabamento espelhado. Todo o luxo do interior é delineado por tons de luzes que criam um ambiente sombrio no interior dos carros.

Refinamentos tecnológicos

Os modelos Ghost e Wraith da série Black Badge não são diferentes dos outros Rolls-Royce apenas pelo ponto de vista estético. No Ghost, o motor V12 de 6,6 litros ganhou em torque e potência. O Ghost Black Badge conta com 603 cv de potência (40 cv a mais que a versão tradicional) e 840Nm de torque (um ganho de 60Nm). Já para o Wraith, o motor V12 foi mantido com os mesmos 623 cv de potência, mas o torque foi otimizado em 70Nm – chegando a 870Nm.

rollsroyce (4)

Nos dois modelos, o câmbio automático de oito velocidades foi atualizado para dar mais esportividade às trocas de marcha, que, nos Black Badge, são feitas entre 200 e 500 rpm acima do que é feito nas versões tradicionais do carro. Freios e suspensões também foram ajustados conforme o caráter dado aos dois modelos.

Os modelos Ghost e Wraith Black Badge estão disponíveis apenas sob encomenda no mercado brasileiro e o valor, sob consulta, varia de acordo com os detalhes de acabamento selecionados por cada cliente.